
O chapado de prata = representa a riqueza sob os campos.
A relha = símbolo do arado de garganta usado em tempos na região, e cuja origem se reporta à civilização tartéssica, portanto à ocupação Romana. Isto mostra-nos que, uma linha cultural e secular se tem mantido através de gerações, apesar das novas tecnologias, contribuindo assim para o desenvolvimento das Culturas.
A cruz florenciada = sob influência dos freires da Ordem de Avis, deu-se a restauração dos pisões do Guadiana, fundamental para o seu desenvolvimento.
O crescente = representa o antigo domínio mouro da região.
O escudo de verde = cor tradicional da natureza, alude à faina agrícola, principal actividade da região, e à esperança no futuro com os valores do passado, e nos novos objectivos.
Brinches é uma freguesia portuguesa do concelho de Serpa, com 92,27 km² de área e 1 175 habitantes (2001). Densidade: 12,7 hab/km².
É nesta freguesia que se encontra a maior central solar do mundo.
Para onde é que julgam que nós vamos passar o fim de semana grandito de Outubro???
Não vamos para uma espelunca qualquer de um programa de 2ª categoria, de uma agência de viagens de um monhé da mouraria, casado com uma preta conhecida por arrancar os pelos ruivos (agora cabelos) do farfalhudo sinal que tem por cima do lábio, rés vés o olho ;)
Brinches é um senhor sítio, melhor, uma senhora freguesia pertencente à enorme SERPA. Não sei como se vai, não sei o que se faz além de comer borregos, pão e queijo, não sei o que se bebe além da água da bica da praça central (sempre vivaça e fresca), das grades de minis ou do vinho do senhor não-sei-como-se-chama.
Isso não interessa nada! Vamos 12 (uma enchente quando entrarmos em qualquer lado - mercearia, café central, padaria ou queijaria) porque forasteiros ali? Só se estiverem perdidos...ou se estiverem acompanhados pelo grande chefe da família: o famosíssimo AVÔ COLAÇO!
Prognósticos?
Só depois do jogo...não é assim que dizem?