Soube por entre colegas que a vueling estava com promoções loucas (para não variar do habitual); bilhetes ida e volta, com taxas incluidas, por pessoa, para Barcelona, a 20 euros. Claro está que, passando mais um dia como eu deixei passar, lá se foram os 20 e passaram a 35.
Compro, não compro... Falo com o meu pai - concorda na hora; falo com a minha sogra - idem; falo com o Be? Não! Era surpresa para um dos membros de cada casal. Infelizmente não consegui comprar as viagens com o cartão da Beta. Ou contava ao Be, ou não comprava...
E até lá...? Só horrores! O Zé a querer laurear a pevide com a bilha ou a lata que está cheia à uma série de meses... A minha mãe, que cada vez que via Espanha na televisão, dizia que gostava de conhecer mais cidades, tipo Barcelona "Era giro!"...
O pior foi a aproximação ao dia... O Zé queria ir à bola (Sábado - dia da partida). Lá inventámos um passeio a Fátima (que temos de cumprir nos próximos tempos). A minhã mãe queria comprar frangos para fritar, porque "um piquenique era giro" ;). O meu pai aflitíssimo a ligar-me para eu convencer a mãe a não comprar frangos nem nada que se pareça, porque "oh mãe, faz de conta que não sabes de nada mas o Zé quer oferecer o almoço em Fátima" - nem ele sonhava deste convite da sua parte ;)
"Oh Carlos, então vimos directos de Fátima para o Estádio não é? Vamos lá às roulotes comer uns coratos..."
"Sim, sim..." ;)
Na véspera, enviei um mail ao meu pai, para que preparasse a mala da minha mãe sem ela dar por nada, para que também não faltasse nada.
E foi redigido assim... :
Olá, buennos dias (ai que já estou com sotaque espanholês)!!!
Ta tudo bem?
Nós estamos muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bem, bastante mesmo ;)
Estamos todos quase de viagem correcto?
Pois é sobre isso mesmo que devemos conversar (por este meio, sendo o único mais viável certo?)
Aqui vai:
Hora Limite de Registo: O passageiro deve apresentar-se no aeroporto com uma antecedência suficiente em relação à hora de partida do seu voo, para poder cumprir com todas as formalidades governamentais e, se for o caso, efectuar o registo (check-in) da sua bagagem.
Os balcões de check-in fecham 40 minutos antes da partida do voo (sendo que o nosso voo é às 10h15, temos só até às 09h35 para fazer o check-in).Passado este tempo não se permitirá mais o embarque de nenhum passageiro a bordo.
Embarque: O embarque começará 30 minutos antes da partida do voo. A porta de embarque fechar-se-á 10 minutos antes da partida. A Transportadora reserva-se o direito de cancelar a atribuição de lugares e a reserva dos passageiros que não embarquem, pelo menos, 10 minutos antes da hora de partida prevista. Os passageiros que cheguem mais tarde não serão admitidos a bordo nem terão direito a nenhuma compensação por recusa de embarque.
Ficou explicada esta parte?
Pois então...
Em relação à nossa partida de casa:
O Vasco e a Vania vão levar-nos, por isso, encontramo-nos todos em Queijas e tu dizes que queres levar o Punto (vais com a mãe e os pais do Nuno) para a Vania trazer o carro para traz.
Nós os 4 vamos no carro do vasco. Assim não há como desconfiar.
Acho que deveríamos partir de queijas no máximo às 8h15 (assim, com os atrasos do costume, sempre acabamos por sair às 8h30 não achas)?
A mala:
Estive a pensar e o troley não é boa ideia; como no domingo abandonamos o Hotel e já não voltamos ao quarto, vamos ter de andar com a mala atraz. Por isso, levamos as tais pastas (que te disse no inicio) com tudo e despachamos à mesma no check in por causa dos cosméticos e essas leis todas com os sprays e embalamentos.
Assim, podemos andar no domingo com a pasta à tiracolo que não nos custa tanto.
Temos de ver como é que levas a pasta para o carro sem a mãe ver. A minha eu ponho no meu carro e se o Ze perguntar, faz de conta que são bolachas e águas para o passeio a Fátima.
Um casaco quente para dia e noite, cachecol, luvas, umas calças, uma malha qualquer e uns sapatos confortáveis= já vai tudo vestido e calçado no sábado.
Na pasta só vão cosméticos, uma camisa suplente para domingo, cuecas e meias.
Pijama não levamos porque, com o ar condicionado que deixamos a aquecer o quarto, não vale a pena até porque não temos muito espaço.
Máquina fotográfica e impressos de reserva de embarque e hotel está tudo tratado.
Alguma dúvida?
Conforme combinado, no dia seguinte (Sábado, 1 de Dezembro) lá estávamos nós, com as malas já todas arrumadas nos automóveis (de véspera). Claro está que temos sempre que esperar pela minha mãe.
Lá desceu, toda arrumadinha e de corpinho bem feito (como dizia a minha bisavó). "Oh mãe, tu não vais assim! Está muito frio para andares assim na rua!"
A desculpa dela, que de facto até tinha a sua razão (não fosse a mãe desconhecer que iria passar um fim de semana fora, numa cidade gelada nesta altura como manda a tradição de natal).
Lá a obrigámos a ir a casa buscra pelo menos mais um casaco quentinho.
Os Bes foram com o Vasco e com a Vania, os compadres todos juntos no Wally.
Fomos nós à frente... Para o aeroporto? Perguntava-se no carro de trás. "Olha, não sei" - coitadinho do meu pai ;) já não sabia o que inventar mais. Ticeste muito bem, pai ;) soubeste esconder este fim de semana com muita tranquilidade.
Para as partidas? "Ai Carlos, giro era irmos passar o fim de semana fora, como foi a Élia" - disseram à minha tia que ia de autocarro para o Norte e foi apanhar um avião para os Açores).
Estacionámos no parque das partidas.
"Oh Vanessa vamos mesmo não vamos?" e a minha última distorção da verdade sobre o nosso fim de semana saiu-me "Achas? Vamos buscar o Filipe e a Eva. Eles vieram ver o jogo de hoje." Claro que caiu a minha mãe o o compadre Zé...
Lá fomos buscar as malas ao carro. "Vá, vamos embora e não façam perguntas."
Entrámos no aeroporto, em direcção ao check-in. Vamos para Barcelona!
Euforia, euforia, questões, questões, questões,...
Despedimo-nos do Vasco e da Vania. Sim, eles não forma porque a minha irmã já lá tinha estado e não foi (PERGUNTEM_LHE COMO!) a cidade que ela quis voltar a pisar.
Um fila enoooooooooooorme para o check-in e nós quase em último! Lá nos fomos aproximando (quer do balcão como da hora da partida - 10h15).
Entretanto, soube que, por cada mala existe uma taxa de 4 euros que tinhamos de pagar na hora. Como eram 3 malas, decidimos por tudo o que seriam cosméticos e outras coisas mais (como o meu SECADOR DE CABELO IMPRESCINDÍVEL EM QUALQUER LADO QUE ME DESLOQUE E QUE FIQUE A DORMIR!), pagando assim apenas 4 euros. Foram as escovas de dentes, as pastas de dentes, os desodorizantes, os cremes autobronzeadores de 10 euros do Be, os champôs,...
O senhor pede-nos que aguardemos um bocadinho porque tem de se deslocar não sei bem aonde.
O meu pai, cansado de ter a pastinha de ombro na mão, pousa no tapete rolante, que leva as malas para o porão. O tapete avança um bocadinho e pára. Quando avança um segundo bocadinho, aliás, altura em que o meu pai decide deitar a mão à mala,... foi mesmo por pouco - QUE NÂO A AGARROU!
Sem identificação, com 2 pijamas, 2 cuecas, 2 pares de meias, o polo da Gant do pai, uma camisola de lã que a mãe odeia e que até ficou satisfeita de se ter perdido com a mala,... e dezenas de frascos juntos ao meu SECADOR DE CABELO!
Resumindo= não tem identificação, não segue para o nosso avião e é dada como perdida, pelo menos até 4 ou 5 dias depois.
Lá fomos para Barcelona!


Um tempo fenomenal, nada de frios extraordinários durante o dia, uma cidade com vida e atitude desde as primeiras horas do dia até às últimas de madrugada...
Chegámos ao hotel AMREY DIAGONAL - que aconselhamos vivamente!

Almoçámos no Burger King e fomos passear pela cidade a pé; caminhámos até à "Igreja" Sagrada Família. Mostruosamente nos acolheu; grandiosamente nos enalteceu... Pensar que ainda faltam 150 anos para o seu fim (inicio da construção data à 100 anos).


Fomos até à Praça Catalunha, de onde caminhámos a passo de turista pelas Ramblas abaixo, até ao porto. Não sei quantos mil metros de lojas mas sei que não imagino as dezenas de milhares de pessoas com que nos cruzámos...



Jantámos no porto (muito giro por sinal).
De regresso às Ramblas, fomos apresentar um bar aos nossos pais - o Bosque das Fadas. É um ponto muito obrigatório pelo seu ambiente único e natural... Muito acolhedor.
Fomos de metro para o hotel. Antes da dormida, pasta de dentes nas escovas para que todos possamos pelo menos lavar os dentes antes do bom dia.
No dia seguinte, a pasta não se desfazia nem por nada! Era água quente, era com os dedos para se desmanchar... Secou e pouco lavou. Vai de pasta... ;)
Depois de cada banho, com traje de toalha, seguiamos em direcção ao quarto do meio (dos meus pais) para por desodorizante à vez ;)
Lá todos prontinhos (o meu pai com cuecas do Be e a minha mãe com cuecas novas - esperta ;) lá descemos. Ainda comentei: "o pequeno-almoço aqui são só 5 euros por pessoa. Não comprei na net na altura mas já que aqui estamos..."
E assim foi = comemos, comemos, comemos,... a minha mãe com os melhores ovos mexidos que tinha comido até à data, eu com as sandezitas de presunto espanhol que só deus e eu sabemos o bem que soube, o ze com tostinhas de doce e paezitos não sei bem com quê, os 3 restantes, com refeições bem mais contidas, mas igualmente fora do normal!


Ainda bem que assim foi... O Zé dá uma nota de 100 ao Be, para destrocar. "Quanto é?", "6 Dejaiunos? 83,40 euros." Não queriamos acreditar... 13,90 euros por pessoa! Claro está que os 3 que mais comeram, souberam gastar o que lhes foi cobrado mas não se esperava números destes ;) Chorámos tanto a rir que não sei ainda o que é que pareciamos...
Ah, claro que tivemos de pousar em frente ao "El Cagalhon"!

Ah, claro que não podia deixar este momento passar ao lado... Foi no metro, a caminho dos autocarros panorâmicos. Uma senhora, uma aparelhagem ambulante, um microfone, um casal dançante... Foi assim:




Partimos às 19h40, do aeroporto de Barcelona. A viagem foi promissora; claro está que os enjoos são a ordem do dia quando me aventuro em transportes... Sim, veio cá para fora as refeições que tinha feito no Domingo. Nada de grave.
Se gostaram? Se foram apanhados?
Amaram e querem ser sempre enganados com o mesmo objectivo! Agora, vamos esperar que sejamos nós os turistas surpresos e garantir que não se repitam estas mas sim melhores diabruras, se possível!